terça-feira, 1 de setembro de 2009

Cap. 8: Brasil de 1789 a 1808

Inconfidência Mineira, Conjuração Baiana, Família Real no Brasil

Tavam pegando ouro em Minas, né, mas sabe, não é que tem uns gnomo lá fazendo o ouro pra você pegar, um dia o ouro acaba. Aí em 1760 começou a acabar, mas Portugal achou que tavam é roubando sem pagar os imposto pra eles (impostos esses que contavam com o quinto, que era a quinta parte de todo o ouro recolhido que tinha que ir pra Portugal). Aí começou a cobrar a derrama (do Pombal do capítulo passado) de quem nem era minerador, e o povo de Vila Rica ficou puto com isso.

Um dia chegou um cara pro Tiradentes falando ''meu, cê viu que que aconteceu nos EUA?'' Tiradentes falou ''o quê?'' o cara falou ''tavam descontente cas coisa e fizeram independência''. Tiradentes falou ''hmm.. vamo fazer também?'' Aí começaram a achar mais um pessu que tava afim e decidiram ''ó, no dia que vierem cobrar a derrama, nóis sai correndo, prende o governador, proclama a república, liberta os escravo e faz uma universidade. E põe a bandeirinha assim, ó''. Aquela lá que hoje é a bandeira de Minas.

Mas aí tinha uns fofoquero que falaram ''se essa porra der errado nóis vai tudo preso'' e foram lá contar pro governador. Falaram ''ó governador, tão armando procê, vão fazer tal e tal e tal''. O governador falou ''o queeee'' e mandou suspender a derrama. O povo que tava esperando pra fazer a porra toda falou ''ué''. Aí chegou os guarda, prendeu eles e perguntou ''quem é seu chefe?!'' aí todo mundo apontou pro Tiradentes e Tiradentes falou ''seus flho da puta'' e foi inforcado. Os outro eles mandaram pra África. Sabe quem tava junto? O Tomás Antônio Gonzaga, da Marília de Dirceu, sabe? Pois é.

Isso tudo foi em 1789 e chamou Inconfidência Mineira, se cê não percebeu. Aí em 1798 teve uma na Bahia que chamou Conjuração Baiana. Um povo começou a escrever uns panfletinho que falava de república e das idéia da Revolução Francesa, aí pegaram os panfletinho e falaram ''porra, conheço essa letra'' e acharam quem tava fazendo. Prenderam enforcaram e esquartejaram 4 deles, incluindo 2 alfaiates. Aí também chamou Revolta dos Alfaiates.

Pois bem, como dito no capítulo 2, Naps coisou lá o Bloqueio Continental e ía invadir quem não aderisse. Portugal tinha que proibir navio inglês de aportar, declarar guerra e prender os inglês que tivesse lá.

Naps mandou uma cartinha pra D. João falando isso e tava esperando resposta. Problema é que Portugal tinha bastante negócio c'a Inglaterra, aí ficou pensando e pensando e pensando. O prazo pra resposta tava acabando e Naps tava invadindo a Espanha. D. João falou ''ih caralho''. Já tinham pensado em vir pro Brasil, ou em mandar só o D. Pedro, aí D. João ligou pro rei da Inglaterra ''ô Georgie-boy, tá foda aqui, que que eu faço?'' e George III disse ''ah meu, vai lá pro Brasil cêis tudo, nóis ajuda na fuga''. Aí dia 23 de novembro mandaram mensagem pro D. João falando que as tropa já tava entrando em Portugal. Dia 26 ele chamou umas pessoa lá e falou ''ó, cêis cuida daqui, tá? Recebe as tropa, dá cafezinho pra eles, que eu tô indo embora''.

Fez as mala e dia 27 pegou os filho, a Carlota e correu pros navio. Dona Maria berrava ''não quero ir não quero ir nããão quero iiiir!!!'' Os pobre tava doido falando ''olha que rei bacaninha, as tropa tá vindo e ele deixa a gente aqui sozinho''. Aí não tinha vento e D. João falou ''fodeu''. Aí ele pensou ''tá muito quieto'' e lembrou ''esqueci mamãe!'' aí correram pro castelo pra pegar a loca da Dona Maria, aí dia 29 tinha vento e D. João gritou ''vai!'' aí foram. Dia 30 as tropa chegô.

Aí vieram, passaram o ano novo no mar c'os golfinho e chegaram em Salvador em janeiro de 1808. Fizeram um xixizinho, comeram um acarajé e D. João falou ''abre os porto pras nação amiga'' aí abriram. Embarcaram de novo e dia 8 de março chegaram no Rio de Janeiro.

[continua]


Obs.: A dedicatória de hoje é pra Gabi que foi dá rolê lá em Minas e viu sas coisa tudo lá.

Listening to: The Enemy - 51st State

3 comentários: