quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Cap. 11: Brasil de 1889 a 1894

A República a gente divide em várias republiquinha: teve a República Velha, que a gente divide em República da Espada e República do Café-com-Leite; aí veio a Era Tulinho que a gente divide em Governo Provisório, Governo Constitucional e Estado Novo; aí teve a República Populista, o Período Militar e a Nova República, que é onde nóis tá. Vamo vê presida por presida.

REPÚBLICA VELHA

REPÚBLICA DA ESPADA

1889/1891 - Governo Provisório + Deodoro da Fonseca

Depois que tocaram as trombeta lá falando que era República, coisaram um Governo Provisório até escolher o presida e o líder era o Deodoro. Durante esse governo eles chegaram pra Família Real e falaram "cai fora" e eles voltaram pra Portugal, e as província virou estado com governador.

Nóis tava numa crise financeira e o ministro da fazenda, que era o Rui Barbosa (não o autor de novela, o cabeçudo) quis dar uma de salvador e fez uma política emissionista e de facilitação do crédito. Isso quer dizer mais dinheiro em circulação e mais facilidade pra empréstimos e tals. Sabe onde isso leva? Inflação. Sabe onde mais? Especulação nas bolsas de valores. Tipo igual na quebra da bolsa de NY em 29. Especular na bolsa é criar ações falsas de empresas que não existem, aí as pessoa comprava e se fodia. Isso é pra quando te perguntarem o que foi o encilhamento. Nas corrida de cavalo, tem o lugar onde eles arruma os cavalo pras corrida. Fazer a arrumação chamava encilhamento, e é nesse lugar que eles fazia as aposta pra corrida. Corrida de cavalo é um jogo de azar, e a crise levou esse nome por ter essa idéia de jogo de azar também. Aaanyway.

Aí fizeram a constituição da República, que foi promulgada e falava que nóis é República Federativa Presidencialista. República quer dizer república, federativa quer dizer estadinhos dentro de um Estado maior, e presidencialista porque nóis tinha presidente. A constituição também coisou o voto aberto, o Estado laico e os 3 poder que nóis tem até hoje: Executivo, Legislativo e Judiciário. Aí colocaram o Deodoro na presidência co Floriano de vice.

Pouquinho depois começaram a acusar o Dodô de centralizador, monarquista e de corrupção. O Legislativo fez uma lei pra incriminar o presida mas o presida precisa apoiar a lei pra ela funcionar aí Dodô falou "pera, a lei é contra mim?" aí fez "o queeee" e dissolveu o Legislativo e colocou o Rio em estado de sítio. Aí os marinheiro fizeram a Primeira Revolta da Armada. Chegaram pro presida e falaram "ô presida, cê vai renunciar ou nóis vai bombardear o Rio, sacoé?" aí Dodô ficou com medo e renunciou, assumindo o Floriano.

1891/1894 - Floriano Peixoto

Uns general lá fizeram o Manifesto dos 13 Generais, porque achava que o Floriano tinha que convocar eleição, aí o Floriano virou pra eles "cêis tão demitido". Aí os marinheiro lá falou "xá com nóis" e foram fazer a Segunda Revolta da Armada e virou pro predisa "ô presida, cê vai renunciar ou nóis vai bombardear o Rio, sacoé?" aí Floriano disse "quero ver" e os marinheiro ficaram tudo com cara de bobo. Aí chamaram o Floriano de Marechal de Ferro.

Aí acabou o mandato dele e ganhou a eleição o Prudente de Morais e começou a República do Café-com-Leite. Capítulo que vem.

Listening to: Beirut - Cherbourg

Um comentário: