quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Cap. 10: Brasil de 1831 a 1889

Período Regencial, Golpe da Maioridade, Segundo Reinado, Proclamação da República.

Quando D. Pedro I renunciou pro D. Pedrinho assumir, D. Pedrinho tinha 5 anos. Aí assumiu a Regência Trina Provisória. O povo falou ''então o autoritarismo acabou aeae vamo ser liberal'' mas ao mesmo tempo tinha gente que era a favor do autoritarismo. Então se te perguntarem na rua ''que que marcou o Período Regencial?'' cê responde ''disputa entre conservadorismo e liberalismo'', porque teve dois partido, o Conservador e o Liberal.

Aí veio a Regência Trina Permanente eleita pela Assembleia Geral, e a Guarda Nacional (liberal) pra ir contra o Exército (conservador) que era contra a Regência. Teve um motim no Rio organizado pelo Boni, que era tutor do D. Pedrinho. Feijó, que era do Ministério da Justiça, virou pra Assembleia ''é esse o tipinho que cêis qué como tutor do imperador?!'' aí os deputado concordou em tirar ele mas os senador mandou ele ficar. Aí o pessu dos Conservador falou ''famo fazer golpe?'' e foram.

Feijó renunciou e os ministro e a Regência foram junto, pra ficar sem ninguém no poder e eles votar uma constituição que o Feijó já tinha feito e que era autoritária, pra ele mesmo voltar no poder. Mas deu errado. De qualquer jeito, falaram ''é, precisa de constituição nova'' e fizeram um ato adicional que foi descentralizador e deu mais poder pra cada  província, e mandou ser Regência Una. Aí o regente uno foi o Feijó (meu, sério, me vem um feijão na cabeça toda hora que eu escrevo Feijó, cêis não?).

Feijó renunciou em 1837 e assumiu Araújo Lima, conservador, aí o avanço liberal foi pras cucúia e fizeram mais um ato adicional que dava os poder tudo pro governo central. Os liberal não gostaram e fizeram várias revoltinha aqui e alí. Aí os liberal tiveram a idéia de antecipar a maioridade do D. Pedrinho pra acabar logo com a Regência e a disputinha de poder. Aí depois de muitos ''antecipa'' ''não antecipo'' ''antecipa'' ''não antecipo'', o país tava numa crise lascada e falaram ''tá bom, antecipa''. Aí em 1840, D. Pedrinho com 14 anos virou D. Pedro II e começou o Segundo Reinado.

Aí durante a Regência teve várias revoltinha, vamo lá: Em 1835 os pobre do Pará tomaram Belém e assumiram o governo mas foram preso, e chamou Cabanagem porque eles morava em cabana. E em 1837 teve um cara na Bahia que queria proclamar uma república lá enquanto D. Pedrinho fosse criança. Chamou Sabinada. Em 1838 teve uma no Maranhão que chamou Balaiada e foi muito sem graça.

Mas teve uma no Rio Grande do Sul que cê precisa saber, mesmo sendo um saquinho de estudar: a Farroupilha, conhece, né? É. Resumindo muito, beeem muito, eles tavam puto porque o Governo Central mandava presida pra lá sem perguntar que que eles qué, e por outras coisenhas, tipo o charque deles que era pro mercado interno enquanto tudo o resto do país era pro externo, enfim. Eles queriam ser independente, porque o Uruguai conseguiu ser independente. Aí eles proclamaram uma República deles em 1836 e o presida era o Bento Gonçalves. Um dia eu faço um post só pra Farroupilha, juro *faz figuinha*.

Mudando de assunto, a gente era amiguinho dos inglêis, até que eles apoiaram a independência e tals, e eles tinham privilégio aqui nas importação e exportação. Mas um dia um navio mercante inglês naufragou aqui perto da costa e as mercadoria foi boiando pra praia e a gente pegou tudo. Depois uns oficial inglêis tava badernando e a gente prendeu, depois eles sequestraram uns navio brasuca e aí a gente ficou de mau. E ainda tinha o Barão de Mauá, que falou pra gente fazer indústria e os inglêis não gostou porque a gente não ía mais comprar deles, e teve a Tarifa Alves Branco que acabou cos privilégio deles. Tudo isso porque se um dia te perguntarem "o que foi a Questão Christie?", cê fala que foi o rompimento das relações diplomáticas entre Brasil e Inglaterra. Aí cê explica isso tudo que eu falei.

Aí teve as Questões do Prata. Sabe a bacia platina? A bacia hidrográfica que pega o sul do Brasil, Uruguai, Paraguai e norte da Argentina. Pois teve váárias brigas entre esses países, tudo porque um quer comandar a navegação alí, o outro não deixa, aí um invade o outro e terminou na Guerra do Paraguai. O que interessa dessa guerra é que o exército voltou querendo participação no poder político e o D. Pedrinho falou "hm, ok" mas não cumpriu.

Aí vamo pra república. Resumindo, igreja, cafeicultor e exército, tava tudo querendo mandar e descontente co Pedrinho. Aí ainda o Pedrinho teve a Isabel, que casou com o conde d'Eu, que era francês. Aí o resto do povo que ainda não tava descontente falou "o queeee, o trono vai prum francês?!" E a Isabel coisou o Lei Áurea, aí os dono de escravo que ainda apoiava a monarquia foram contra também. Um dia uns conspiradores chamaram o marechal Deodoro da Fonseca e falaram "ó, vamo coisá a república?" e Deodoro falou "tá" aí eles pegaram cavalinho e trombeta e foram pra rua. Os povo em casa viu aquilo e falou "que porra é essa?" e eles responderam "tamo proclamando a república" e o povo disse "hm, tá" aí era república.

Listening to: The Bravery - Fistful Of Sand

3 comentários:

  1. Balaiada, Sabinada, Goiabada e Marmelada, revolução tudo no norte, mas o gostinho é mineiro ;)

    ResponderExcluir
  2. cara, toda vez que eu leio isso, eu dou muita risada, ok, nunca pare com esse.

    ResponderExcluir