quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Cap. 1: Revolução Francesa

Estamos na França de Luis XVI, antigo regime, monarquia absolutista. Economia mercantilista, sociedade estamental, da piramidinha. Clero, nobreza e povão. Clero e nobreza com privilégio, povão pagando imposto.

Estado tá gastando demais c'os privilégio e desvia dinheiro dos imposto. Tá devendo e não tem dinheiro pra pagar. Chama os cara la das finança, eles falam ''meu, tem que cortar os privilégio''. Os nobre fala ''nem fodendo''. O rei chama o Necker que é o fodão da economia, o Necker fala ''é, né, tem que cortar'' o rei fala ''ai meu cu'' e manda fazer a Assembleia dos Notáveis, c'o clero e a nobreza. Aí eles não chegam em solução nenhuma porque não querem cortar os privilégio. Aí o rei fala ''caralho'' e convoca os Estados Gerais pra votar no que quer fazer. O terceiro estado fala ''ok, vamo votar por cabeça, que nóis é muita gente'' e o clero e a nobreza fala ''não, vamo votar por estado'' que aí eles ganha de 2 a 1. E o terceiro estado fala ''ah é? Tá. Nóis vai lá fazer uma constituição''.

O rei fala ''o queeeee, eles foram lá sozinho fazer uma constituição?! Vai lá cêis dois, porra, vai ver que que eles tão fazendo!'' aí o clero e a nobreza foram lá e formaram a Assembleia Constituinte. O terceiro estado falou 'Tá, vai. Pelo menos ele deixou nóis fazer a constituição'. Mas o rei era safadenhow e demitiu o Necker. Aí o terceiro estado falou ''o queeeee, ele demitiu o Necker?!'' e foram fazer briguinha c'os guarda do rei. Os guarda tinha arma, eles não. Aí dia 14 de julho de 1789 foram tomar a Bastilha e a revolução começou. Libertaram os preso e pegaram as arma pra eles, e fizeram umas milícia deles pra comandar a cidade. Declararam os direito do homem lá que virou lema: liberdade, igualdade e fraterninade. Cabô os privilégio, confiscaro os bens dos clero. O rei ficou c'o cu na mão e foi pra Paris. Os outro país da Europa tudo olhando e falando ''caraaalho, ó o que o povão tá fazendo lá! Vai que fazem aqui também.. vamo apoiar o Luis XVI''. Aí os nobre fugiu pras fronteira pra ficar c'os outro país que ajudava, e o rei falou ''ah, vô pra lá também!'' aí ele tava indo mas pegaram ele no caminho e trouxeram ele como prisioneiro. Em 1791 saiu a constituição e a França era uma monarquia constituinte.

A Áustria tava do lado dos fugido, aí declararam guerra contra a Áustria. O rei tava a favor da Áustria mas era esperto e ficou quietinho. Escreveram um manifesto e falaram mais que deviam, dedurando o rei. Prenderam o rei. França virou república. Yay!

A convenção foi pro poder, e tinha a Montanha dos jacobino e dos franciscano, a Gironda da burguesia e o Pântano dos maria-vai-c'as-otra. Aí a Gironda tava mandando, e mandaram matar o rei na guilhotina que o Robespierre inventou. Os outro país falaram ''o queeeeee, mataram o rei?!'' aí se juntaram tudo contra a França e teve um monte de revoltinha aqui e alí. A Montanha foi pro poder c'o Robespierre, fizeram um monte de reforma, outra constituição, e uns franciscano falava ''ah, tá bom, né? Conseguimo o que a gente queria.. vamo acabar a revolução'' e otros falava ''nããão, vamo continuar'' e começaram a brigar. E o Robespierre mandou matar tudo. Aí a convenção falou ''o queeee'' e mandou matar o Robespierre na guilhotina que ele mesmo inventou. Aí o Pântano e a Gironda perseguiro os jacobino da Montanha e teve mais uma constituição.

Enquanto isso, lá nas batalha da França c'o resto da Europa, tinha um cara no exército que nasceu na Córsega, quando a Córsega já era da França. Ele tava ganhando coisa la nas batalha e o povo tava indo com a cara dele.

Aí o poder foi pro Diretório, que era 5 diretor morrendo de medo dos jacobino e dos monarquista. Aí resolvero chamar o cara da Córsega. Chamaram ele ''ô Napoleão, chega aí, vem mandar'' e fizeram um monte de golpe lá, até que ele virou primeiro cônsul. Aí a revolução acabou. Mais uns golpe lá e ele virou imperador, mas isso é aula que vem.

Listening to: The Blows - 107 dB

10 comentários:

  1. melhor maneira de se estudar a tomada da bastilha.

    ResponderExcluir
  2. "í o terceiro estado falou 'o queeeee, ele demitiu o Necker?!'"
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHA

    Muito bom, Debs! HAHAHAHAHAHAHA

    :*

    ResponderExcluir
  3. Pode desistir agora de Biblioteconomia e correr pra História, minha filha. Tu tens futuro!

    ResponderExcluir
  4. HAHAHA os falas são as melhores :B

    ResponderExcluir
  5. morri***

    minha filha do céu! de onde vc inventa essas coisas? KKKKKKKKKK.... Cara, cabô! vamo montar uma escolha, vc dá aula de historia e geografia, eu dô di poutuguêiz i matemática! fechô! FICAMU RICA!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Cara, eu não gosto de história, mas adoreeeeeei essa aula!!!!!
    =D

    ResponderExcluir
  7. HUAHAUAHAUAHAUAAHAUAHAUAH
    sério, ri muito com essa aula. o melhor são "o queeee". sério deh, quando você disse que eu ia gostar, achei que eu ia gostar, mas não tanto quanto eu gostei. queria ter aprendido história com você!

    ResponderExcluir
  8. Falta ler a parte 2, o bom é q eu entendi mesmo :) nã sabia porra nenhuma da história da frança...

    ResponderExcluir
  9. engraçado. e eu achei q era algo serio, me surpreendi.

    SUHSSSHUHUSHU

    ResponderExcluir
  10. ô Napoleão, chega aí, vem mandar'' e fizeram um monte de golpe lá, até que ele virou primeiro cônsul. Aí a revolução acabou. Mais uns golpe lá e ele virou imperador, mas isso é aula que vem.

    AAHUUHAUHAUHAHUAUHAUHAUHUHAUHAAUHHUA

    MUITO BOM!!!! CHEGA AI, VEM MANDAR!

    ResponderExcluir