terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cap. 3: Revoluções de 1830 e 1848

Já aviso que isso não é tão engraçado, é só a continuação das coisa lá, pra ficar arrumadinho cronologicamente.

Pois bem, depois da confusão toda lá de ter arrumado os mapa e tals, ficou tudo na paz até 1830, quando um país começou uma revoltinha. Uma bala 7 Belo de maçã verde pra quem acertar que país foi, AEAE.
É, tava tudo bem na França até 1824, quando o trono foi pro Carlos X, que era absolutista. Aí a França falou ''o queeee, outro absolutista?! Ah, vai pra pqp!'' e em 1830 conseguiram tirar ele do poder. Os pobre do resto da Europa falaram ''caralho, meu, por que que é só lá?! Eu também quero!'' aí começaram revoltinhas também. As revoltinha eram liberais (contra o absolutismo) e nacionalistas (a favor da independência). São termos que é bom conhecer. Vamo dá uma voltinha pela Europa pra ver que que aconteceu.

Lá em Viena falaro pra Bélgica ''ó Belgica, cê é da Holanda agora''. Aí a Bélgica fez revoltinha e se separou da Holanda. A Polônia eles deram pra Rússia. Aí a Polônia fez revoltinha e se fodeu, porque a Rússia implantou ditadura lá. Aí teve a Suíça que conseguiu uma constituição nova mais liberal, teve a Itália e a Alemanha que começaro a lutar pela unificação de seus respectivo território, e teve o D. Pedro I, que abdicou do trono daqui pra ir pra Portugal liderar uma revolta contra o irmão dele. Aí junta tudo isso e dá o nome de "Revoluções de 1830". Cabô.

Aí em 1846/47 os país não-industrializado da Europa tava em crise, e 'não-industrializado' é tipo, tudo, menos Inglaterra e Bélgica. Tava em crise porque os campo tava tudo fodido e as colheita tava ruim. Aí os preço subiu e um monte de gente perdeu o emprego. Aí além de liberal e nacionalista, era também social, porque o povo queria trabalhar. Um monte de gente gritando ''quero trabalho'' na Europa toda. ''Revoluções de 1848'' Cabô de novo.

Mas aí a gente volta pra nossa querida e amada França, porque lá deu meio certo a de 48. O povo queria trabalhar lá também, e lá eles sabem fazer revoltinha. O governo favorecia quem tinha posse, era uma coisa meio de voto censitário, sabe? Aí o povão começou a se reunir pra discutir um jeito de mudar isso, mas proibiram as reunião. Aí o povo teve idéia e começou a fazer banquete, porque banquete podia. Aí no banquete eles discutiam, então era tipo assim: ''Hmm, esse leitão tá muito bom! Aí a gente podia derrubar Fulano, ..foi abatido com quanto tempo? Porque Fulano é um fdp. Mas e esse molho de maçã?'' Mas taí uma coisa que eu não entendi. Se tava em crise, onde arranjou dinheiro pra fazer banquete? Não me pergunte.

Aí um dia tavam manifestando lá na rua e a polícia chegou atirando e matando tudo. Uma coisa bem RJ. Aí virou confusão. O povo tomou uns prédio público lá, e o rei (Luís Filipe, pra dar nome ao boi) ficou com medo e abdicou. Aí a França virou república de novo. A 2ª República Francesa.

Mas tipo, sério, cansei da França. Peço permissão pra mudar de assunto.

Listening to: [off]

Um comentário:

  1. "Se tava em crise, onde arranjou dinheiro pra fazer banquete? Não me pergunte." Roubaram os camponeses? Sério, fala do Brasiiil! o/

    ResponderExcluir