quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Cap. 4: Inglaterra de 1377 a 1688

Guerra das Duas Rosas, Dinastia Tudor, Stuart, Revolução Gloriosa. A Inglaterra, de 1377 a 1688, passando por Henrique VIII, Ana Bolena, Elizabeth I e outros nomes conhecidos.

Era uma vez na Inglaterra um rei chamado Eduardo III, da dinastia Plantageneta. Em 1377 ele falou ''ai, vou morrer'', aí ele morreu. O filho dele governou, depois o neto, ok. Aí em 1399, o Plantagenetinha neto, Ricardo II, resolveu morrer também, mas ele não tinha filho pra continuar governando. Aí duas famílias descendentes do Eduardo III falaram ''deixa que eu vô!'', mas não dava pras duas governar ao mesmo tempo, né. Depois de um melhor de 3 no jo-ken-po os Lancaster ganharam o trono pro Henrique IV. Aí teve o Henrique V, e quando chegou no Henrique VI deu problema porque ele era louco. Aí a outra família, os York, falaram ''tá vendo? Bem feito'', e reclamaram o trono. Aí foi um me-dá-não-dô até o louco morrer. E como o símbolo dos Lancaster era uma rosa vermelha, e o dos York uma rosa branca, o me-dá-não-dô chamou Guerra das Duas Rosas. Ai quando o louco morreu o trono foi pro Eduardo IV, que era York. Depois foi pro filho dele, Eduardo V, que foi assassinado pelo tio, Ricardo III. Aí os Lancaster tiveram uns descendente chamado Tudor, e um deles, Henrique VII, batalhou com o rei e ganhou dele. Aí começou a dinastia Tudor.

Obs.1: Ô falta de criatividade pra dar nome pra filho.

Era outra vez na Inglaterra um rei chamado Henrique VIII. Henrique VIII era casado com Catarina de Aragão. Catarina tinha uma mulher trabalhando pra ela que chamava Ana Bolena. Aninha era bem dada e se jogava pro Henrique, e Henrique era assanhado e comia a Aninha. Henrique arrumou uma desculpa (que não era tão desculpa assim) e virou pra Cat ''ô Cat, nenhum filho seu vinga, e eu preciso de um sucessor. Quero o divórcio'' aí casou com a Ana. Aí o papa fez ''o queeeee'' e não quis anular o casamento com a Cat. Aí Henrique disse ''ah é?'' e fundou uma igraja dele, que ele chamou de Igreja Anglicana.

Obs.2: Além de ter ído pro velório da Cat de vestido amarelo, tava difícil pra Aninha ter um filho também, e no desespero, dizem as más línguas, ela deu até pro irmão. Foi presa e decapitada.

Quando ele morreu, o filho dele, Eduardo VI, tinha 10 anos. Aí teve uma regência filha da puta lá, teve uma confusão, aí ele morreu e teve mais confusão. Aí Maria I, filha da Cat, assumiu. Maria I era católica e perseguiu os anglicano e os calvinista, e ganhou o apelido de Bloody Mary.

Obs.3: Então agora cê sabe que quando cê vai no banheiro, olha pro espelho e fala ''Bloody Mary'' três vezes, não é pra esperar uma menina de longos cabelos negros aparecer e arrancar seus olhos. Espere uma rainha inglesa católica perseguindo anglicano. Se cê não é anglicano, nem esquenta.

Aí depois que ela morreu assumiu a irmã, Elizabeth I, filha da Aninha. Quando criança foi tida como ilegítima e viveu isolada. Quando foi pro trono falou ''ah é, seus filho da puta. Quiseram esquecer de mim? Cêis NUNCA vão esquecer de mim!'' Além de voltar com o anglicanismo do paps, ele teve uns interesse nos Países Baixos, que tavam com a Espanha, e fez guerra com a Espanha, e ganhou. Foi aí que começou a invencibilidade da marinha inglesa. Apoiou a pirataria (que ajudou no acúmulo de capital), apoiou os enclosures e aprovou as poor laws (essas 3 coisas serão explicadas no capítulo sobre Revolução Industrial). Coisou (por falta de verbo.. nem 'criou' nem 'aprovou'.. sei lá) a Companhia das Índias Orientais e iniciou a colonização da América. Mas um dia ela morreu. E como não tinha filho, cabô os Tudor. Mas ninguém esqueceu dela.

Aí veio o filho dos rei lá da Escócia, Jaime I, começou a dinastia Stuart. Perseguiu católicos e puritanos, os últimos fugindo pra América (Mayflower chegando em Plymouth no futuro capítulo sobre EUA). Aí veio Carlos I, que casou com uma católica. Ele não ía com a cara do Parlamento, que ele dissolveu um monte de vez. Aí começou uma guerra civil. O rei foi embora de Londres e tinha apoio do norte e do oeste, plus os anglicanos e os católicos. Contra ele tinha o sul e o leste, plus puritanos e burguêses. Aí o Cromwell fez o New Model Army pró-parlamento, e eles ganharam do rei, que foi preso e executado. A Câmara dos Comuns do parlamento foi pro poder e fez tipo uma república. Foram aprovados os Atos de Navegação, que proibia navio gringo de ir pras colônias, aí a Holanda falou ''não gostei'' e fizeram guerra contra a Holanda.

Mais um link com a história do Brasil, porque foi quando teve a expulsão dos holandeses do Nordeste, porque eles tavam ocupados com a guerra.

Cromwell fez uma ditadura que o filho dele não aguentou continuar, e os Stuart voltaram com Carlos II. Aí chegou o Jaime II que era católico e queria que a Inglaterra também fosse. Tinha duas filhas, as duas protestantes e casadas com protestantes. Aí ele pensou ''porra, elas não vão continuar o catolicismo. Preciso de um filho católico'' aí ele teve um filho e a Inglaterra falou ''ih, caralho'' e pediu ajuda pro Guilherme de Orange que era genro do rei. Guilherme falou ''ok'' e desembarcou com o exército holandês na Inglaterra. Isso chamou Revolução Gloriosa. O rei fugiu e o Guilherme assumiu e virou Guilherme III. Ele acabou com o absolutismo e aprovou o Bill of Rights, que deu o poder pro parlamento. Como é até hoje.

PS.: Atendendo a um pedido, dedico esse post sobre Ana Bolena e sua filha Elizabeth I a Daniela Regina. Dani, gata, é pra você, coração.

Listening to: CatPeople - Radio

6 comentários:

  1. Brigada,Deh *___________*
    *lágrimas,juro*
    Ó,Aninha não chegou a dá pro George,irmão dela,não.É só lenda mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Mas essa do vestido é babado,hein?Não sabia disso.Aninha,como sempre,querendo CAUSAR,adoro <3
    Se fizer um sobre Antonieta (se bem que você já falou da revolução francesa),dedica pra mim também :B

    ResponderExcluir
  3. Você deveria lançar um fasículo com narração "Azevedo e anedotas do mundo antigo", continue com as publicações *-*

    ResponderExcluir
  4. Finalmente tive tempo de ler. :B Porra, é melhor que fazer revisão. heuiahoeuah

    Mas você tem que pular um pouco, eu já tô estudando primeira guerra, tá? /chato HAUIEHOUA

    :*

    ResponderExcluir
  5. Meu comentário sumiu!! Quero História do Brasil. :(

    ResponderExcluir
  6. ahhahaha essa sua versão tinha que ir parar nos livros didáticos, garanto que ia dar certo!

    ResponderExcluir